18
fev

Novidades na construção civil: as principais notícias da semana

por Bruno Gregório Departamento comercial

Perspectivas do setor para 2018, Inteligência Artificial no canteiro de obras e muito mais: confira as principais notícias da semana e fique por dentro das novidades na construção civil:
Setor da construção civil volta a operar em larga escala e isso é um excelente indicador

De acordo com Felipe Moreno, ex-editor do InfoMoney e fundador da startup Middi, há uma evidente recuperação econômica em andamento na construção civil. O setor imobiliário e as construtoras passaram a investir em novos empreendimentos, e os resultados indicam que as perdas foram menores mesmo durante 2017, onde a crise ainda estava ativa.

Conheça o cenário

A japonesa Komatsu trabalhará com a Nvidia no uso de Inteligência Artificial para tornar canteiros de obras locais mais seguros. A plataforma Jetson AI, normalmente usada para controlar drones e robôs, servirá como cérebro de máquinas e equipamentos pesados da construção civil.

De acordo com o CEO da Nvidia, Jesen Huang, “as máquinas serão capazes de detectar seu ambiente e estarão constantemente alertas, ajudando os operadores a trabalhar de forma mais eficiente e segura. As indústrias de construção e mineração se beneficiarão bastante com esses avanços”.

Em 2015, a Komatsu iniciou um projeto voltado para a construção inteligente, conectando dados relacionados a trabalhadores locais e objetos para tornar ambientes de trabalho mais seguros e produtivos. O projeto foi introduzido em mais de 4 mil canteiros de obras em todo o Japão, com planos de expansão interna e internacional. A Nvidia ficará responsável pela criação de projeções em 3D dos locais, mostrando a interação em tempo real de pessoas, máquinas e objetos. As GPUs se comunicarão através de drones e câmeras, atuando como uma plataforma de inteligência artificial para análise e visualização.